Andréia Uchida
Desde 2015, Andréia Uchida tornou-se sócia da Clínica Val Fernandes e parte importante da equipe da empresa. Formada em Psicologia, há 19 anos, na Unesp de Bauru, pós-graduada pela Unesp em Saúde do Trabalhador, em 2005 e pelo IPAF em Neuropsicologia Clínica, em 2013.
Sua vontade de se tornar psicóloga nasceu logo na adolescência por ter bastante interesse em livros do famoso pai da psicanálise Freud e em filosofia. Além disso, sua curiosidade em desbravar os mistérios da mente humana, e por ter feito psicoterapia nessa época, levou-a a ter certeza de que realmente o seu caminho era a Psicologia.
A equipe da redação do site conversou com a Andréia e descobriu mais alguns detalhes sobre o seu amor pela Psicologia e sua opinião sobre a importância de fazer psicoterapia nos dias de hoje. Vencer o preconceito e aceitar ajuda é só o começo para conquistar seus objetivos e ganhar qualidade de vida.
Clínica Val Fernandes: O que você mais ama na Psicologia?
Andréia Uchida: A possibilidade de conhecer o mundo do paciente, entendê-lo nas suas peculiaridades, na sua forma de enxergar as pessoas e o mundo ao seu redor. É um movimento interno de descobrir e redescobrir. Caminhar junto por lugares pouco visitados por essa pessoa, ressignificando sua história de vida para que consiga seguir em frente estabelecendo uma convivência harmônica consigo e com os outros.
Clínica Val Fernandes: Qual é a sua opinião sobre a importância de fazer psicoterapia?
Andréia Uchida: É extremamente importante, pois além do autoconhecimento, também há a possibilidade de estimular e perceber as suas qualidades, aprender a lidar com os problemas humanos e pessoais, conseguir relacionar-se com as pessoas com quem interage. O crescimento pessoal também está relacionado com o amadurecimento emocional. Em um período em que as pessoas estão sendo exigidas a serem superprodutivas, com muitos estímulos tecnológicos, muitas vezes acabam se voltando para essas exigências e a necessidade de se relacionarem apenas com a aparência e se distanciando de quem são realmente.