A urgência da escolha profissional e a orientação para adolescentes

O período da escolha profissional é determinado do ponto de vista sociocultural, a urgência é “imposta” pela sociedade e acaba não tendo relação direta com o amadurecimento que compreende as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do jovem. Esse momento coincide com a fase em que ele está se descobrindo e definindo sua identidade.

O adolescente perde o corpo infantil e passa pelo processo de aquisição do corpo adulto, o corpo muda, o “EU” muda, novos direitos e deveres começam a ser exigidos contribuindo para o conflito e ansiedade.

Os adolescentes começam a perceber a importância do grupo, descobrem que os pais não são heróis e sim pessoas passíveis de erros. Eles começam a querer mais liberdade separando-se um pouco dos pais, ou pelo menos, diferenciando-se deles. Nessa fase, podem aparecer alguns confrontos com os familiares. A família projeta expectativas e determina valores, em contrapartida, o jovem poderá ressignificar essas expectativas e construir seus próprios valores na escolha profissional, que podem ou não coincidir com os da família.

A escolha profissional passa a ser um novo e urgente conflito, a busca pela identidade profissional, o decidir sem permissão de erro e a expectativa da sociedade atuam como uma noção de realidade para esses jovens que estão no auge da explosão hormonal e social.

Existem vários aspectos que podem influenciar na escolha de uma profissão: financeiro, sucesso, propósito, influências externas, incertezas futuras, pouca maturidade, crenças limitantes, desconhecimento da realidade, entre outros. O processo de OP (orientação profissional) leva em conta vários fatores para que o jovem possa construir uma escolha alinhada ao seu perfil, história de vida, interesses e habilidades.

O orientador profissional tem o papel de tentar fazer a escolha se tornar atraente, descomplicada e necessária. Ou seja, tornar a escolha “urgente” para uma pessoa que não apresentava essa demanda, trazendo consciência da necessidade de escolher e decidir.

O processo de OP abrange algumas etapas:

Autoconhecimento: história de vida, perfil de personalidade, interesses, valores, crenças, habilidades, competências;

Planejamento & Ação: definição de objetivos e metas – foco de atuação;

Pesquisa: informação profissional, análise de cenário, pesquisa do mercado educacional e mercado de trabalho;

Tomada de decisão e Avaliação: Plano de ação, plano de voo.

O objetivo principal da Orientação Profissional é aumentar o grau de segurança com a do curso, diminuir as chances de evasão e aumentar a probabilidade de sucesso na carreira. Esse processo propicia a diminuição da ansiedade, auxilia o jovem na trajetória e seu comprometimento com a escolha.

 

 

 

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