Dicas para cuidar da saúde mental dos idosos
Com o prolongamento da expectativa de vida, faz-se necessário o entendimento e a valorização da velhice: é possível ter qualidade e aproveitamento da vida nessa idade.
Em se tratando de saúde mental, é necessário olhar para todos os âmbitos da vida, pois é um conjunto de fatores. No caso dos idosos, não seria diferente. E você, como familiar, pode ajudar a proporcionar uma boa saúde mental para seus entes queridos da terceira idade com as seguintes dicas:
- Proporcionar atividades de lazer para o idoso
Momentos prazerosos são importantes na vida de qualquer um, para o idoso não seria diferente. Pode ser um passeio, um programa de TV, uma atividade manual, entre outros. É interessante haver ocupações que tragam felicidade ao idoso todos os dias. Ele pode ter hobbies que o acompanharam pela vida ou também encontrar novos hobbies que sejam possíveis para o momento atual, a depender do estado de saúde e independência do idoso.
- Fazer companhia presencialmente
As ligações por telefone são importantes, mas não substituem a presença física dos entes queridos na vida do idoso. Disponibilize um momento para estar totalmente presente com o ele, para passar um tempo de qualidade juntos. Se não é possível visitá-lo com grande frequência, é possível combinar com os outros familiares para revezarem as visitas. Assim, o idoso estará o máximo possível acompanhado dos entes queridos. A presença de vocês é insubstituível!
- Respeitar as vontades do idoso
Existem familiares que querem decidir pelo idoso, sendo que ele tem vontades próprias. E no caso do idoso que não tenha uma doença em estado avançado, que implique na perda de suas funções mentais, ele tem condições de fazer suas próprias escolhas. Deve-se respeitar a autonomia do idoso.