Férias: Que tal um descanso?
Falar em férias nos remete a descanso físico e mental.
Após um ano inteiro em ritmo de trabalho, não vemos a hora de tirar um período para desligar de nossa rotina acelerada.
Diariamente temos que levantar cedo, ir para o trabalho e voltar para casa para nos prepararmos para o dia seguinte.
Considero essencial ressaltar alguns pontos importantes para refletirmos.
O que acontece com nosso corpo físico e saúde mental quando estamos em ritmo de trabalho?
Como é sua rotina durante o período de trabalho?
Levantar cedo, pegar condução, ir dirigindo até o trabalho? Ou você trabalha em casa?
Se formos comparar estas duas situações, vamos dizer, com certeza, que o primeiro item citado é o mais desgastante. Ele demanda de nós uma energia maior. Trabalhar em casa, portanto, acaba sendo mais confortável, pois nos permite levantar um pouco mais tarde.
Mas, por acaso, você é alguém que se considera viciado(a) no trabalho?
O que observo nos meus atendimentos é que boa parte das pessoas que atendo dão mais prioridade ao trabalho do que aos cuidados com a saúde física e mental.
Diante disso, vejo pessoas e chamo a atenção delas quando, por exemplo, quase não almoçam acreditando que “irão perder tempo”, visto que têm muito trabalho a fazer.
Outras pessoas trabalham e almoçam na frente do computador apresentando a mesma mentalidade citada anteriormente; isso quando não compram fast-food para comer mais rápido.
Sem contar aquelas que só irão alimentar-se (e olhe lá) à noite, quando chegarem em casa.
Diante disso, eu observo os malefícios que esse tipo de rotina causa na saúde física e mental das pessoas. Vale acrescentar que boa parte delas também procrastinam a ida a médicos para fazer um check-up ou mesmo fazerem atividades físicas.
Outro ponto a ser colocado é o quanto o sono também é afetado.
No Brasil, cerca de 73 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de insônia, o que contribui para o aumento do consumo de ansiolíticos, tornando pessoas dependentes dessas medicações.
Voltando aqui sobre o tema férias, vamos pontuar os principais benefícios:
- Diminuição do stress;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhora na qualidade do sono;
- Melhora na qualidade da alimentação;
- Diminuição de quadro hipertensivo;
- Diminuição do risco de diabetes, entre tantos outros.
Assim, vale chamar a atenção para a importância de descansarmos. Há pessoas que não queiram ou não apreciam desligar-se da rotina, pois não gostam de se sentirem improdutivas, acreditando que o não fazer nada é sinal de ser acomodada. Isso é uma crença que precisa ser revista e reavaliada.
Eu sempre digo que o “não fazer nada” já é fazer alguma coisa por você.
Acredito ser importante adicionar mais um ponto: o daquele período que antecede o retorno ao trabalho provocando em muitas pessoas sinais depressivos e queda de energia emocional só de pensar em ter que retornar ao trabalho e recomeçar toda aquela rotina apresentada aqui no início.
É claro que muito do que foi exposto merece ser explorado detalhadamente e, de qualquer forma, fica a reflexão com o objetivo de que você, leitor, se conscientize da necessidade de descansar física e emocionalmente, se permitir desligar dessa rotina, indo viajar ou mesmo descansando em casa.
Descansar significa, também, entrar em contato com seu Eu, com seu corpo e sua mente, olhar mais para você e ter um compromisso consigo. Com isso, você obterá benefícios que farão bem à sua saúde.