O poder de criar objetivos de vida
Novo ano, novas oportunidades, expectativas e vontades!
Alguns objetivos são alterados devido a novas situações, em virtude de mudanças de interesses, transição na vida, perdas, decepções profissionais ou pessoais, problemas de saúde, entre outros.
Começou a ver a vida de forma diferente?
É possível criar novos objetivos?
Quais suas necessidades, prioridades e valores?
Como viver uma vida que valha a pena ser vivida?
O que o faz sentir-se vivo e motivado?
Redescobrir-se faz parte do processo para se reinventar e dar novo sentido à vida.
Para crescermos e atingirmos uma vida que vale a pena ser vivida precisamos preencher algumas necessidades: fisiológica, de proteção, sociais (amor, amizade, família, pertencimento a um grupo), autoestima, status, reconhecimento, realização pessoal, impressão da nossa identidade.
Precisamos aumentar as nossas emoções positivas, comprometer-nos com novas atividades, buscar relacionamentos saudáveis, ter um propósito e realizá-lo.
Todos nós temos desafios diários que podem nos levar a um desgaste emocional e, muitas vezes, evitamos situações e inibimos atitudes que nos aproximem do que é importante para nossa vida. É importante que tenhamos comportamentos que nos aproximem dos nossos valores. Quando nossos comportamentos estão de acordo com os nossos valores, nos aproximamos de uma vida mais coerente com aquilo que pretendemos. E para isso, muitas vezes, será necessário sentirmos emoções desconfortáveis, aprender a enfrentá-las e aceitá-las. A disciplina e continuidade desses novos comportamentos podem nos levar a construção de uma vida que valha a pena ser vivida. Cada pequeno avanço nesse sentido precisa ser comemorado.
Para isso, é importante estabelecermos objetivos, tornar as nossas metas claras e mensuráveis. O objetivo mostra para onde estamos indo, nos leva em direção ao nosso propósito. Neste processo, vamos lidar com obstáculos, dificuldades, possíveis falhas, procrastinação e atrasos.
Alinhar nossos interesses, atitudes e comprometimento nos traz poder de realização. Não importa o que nos motiva e nos impulsiona, seja qual for o seu objetivo (uma promoção no trabalho, qualidade de vida, passar num concurso público ou guardar dinheiro para um fim específico), metas fazem com que nos desafiemos a procurar maneiras para realizar nossos objetivos. Quando temos um objetivo, podemos usar nossos recursos para alcançá-lo e, por consequência, podemos nos tornar mais criativos e confiantes. Definir metas pode ter impacto no nosso futuro e ajuda a desenvolver nossas competências, talentos e habilidades.
Os objetivos podem nos motivar a seguir em frente em busca de uma vida melhor. Estabelecer metas para alcançá-los nos faz planejar nossa trajetória de vida. Algumas conquistas demoram mais, outras menos.
Sendo assim, defina seus objetivos, estabeleça prazos, planeje os próximos passos para que tenha maior autoeficácia e melhor autoestima. Tire um tempo para refletir: Quais objetivos abandonou? Que novas metas você pode criar?